solidos geometricos
Eixo Temático:
Figuras Planas e Sólidos Geométricos
Nome da Aula:
Construindo Sólidos Geométricos
Objetivos:
• Comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos.
• Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
• Exercitar a construção e visão geométrica tridimensional.
Conteúdos:
• Figuras geométricas planas;
• Sólidos geométricos.
Justificativas:
É grande a dificuldade das crianças em visualizar as figuras espaciais a partir de figuras planas. Pretende-se que a criança conclua que grande parte dos objetos que manipulamos no dia-a-dia são figuras geométricas planas e espaciais, estudadas pela Matemática.
A idéia desta aula é: “aprender fazendo”, pois as crianças montarão os sólidos geométricos, tornando-se os autores de sua própria aprendizagem.
Resumo das Atividades:
Nessa aula, as crianças montaram sólidos geométricos através das planificações
.
Material a ser utilizado : Palito de espetinho, borracha tripa de mico xérox das planificações
Duração:
6 aulas
Avaliação:
Questionamentos às crianças durante o desenrolar das atividades, a fim de que percebam que, juntando seis quadrados, podemos formar um cubo e que com dois círculos e um retângulo é possível formar um cone, e assim por diante. Os nomes das figuras não devem ser priorizados nesse momento.
A idéia é que eles percebam que, combinando figuras planas, obterá como resultado final um sólido geométrico e, também, que tendo um sólido geométrico, ao “abri-lo”, teremos novamente uma composição de figuras planas.
Produto:
• Realização de exposição ou mostra dos sólidos confeccionados pelas crianças, onde elas mostram como fizeram e quais as figuras planas que estão envolvidas em cada construção. ,
Postado por Rosangela às 08:53
1 comentários:
quarta-feira, 3 de março de 2010
iNTELIGENCIAS MULTIPLAS, Celso Antunes.
É uma obra de grande importâcia para quem se dedica ao processo de educar, tanto para os pais como professores, psicopedagogos, psicólogos e outros especialistas educacionais.O autor expõe de forma clara e de fácil entendimento as idéias de Howard Gardner sobre as múltiplas inteligências que o ser humano possui. Afirma que o profissional da educação, deve estar atento às manifestações das mesmas, dentro do processo de aprendizagem. Antunes explica,uma a uma, as inteligências já estudadas por Gardner.Explica sobre o que seja a inteligência e as possibilidades da mesma aumentar, envelhecer e as oportunidades que o cérebro humano abre,em determinadas fases de desenvolvimento, na aprendizagem de uma criança. A este processo ele nomeia como uma "janela de oprtunidades" que é quando a criança estrá pronta a se desenvolver , nos tipos de inteligências que possui. Um educador precisa ajudar seus alunos a desenvolver suas aptidões para aquelas que possui, ou desenvolver a um nível adequado as que tem mais dificuldades.Antunes faz uma relação entre a memória e a capacidade de concentração que se possui, bem como da inteligência e da aprendizagem.Explana sobre o "construtivismo" de Piaget e Emília Ferreiro de forma suscinta e aponta os melhores meios de se educar as diversas inteligências. As mesmas devem ser desenvolvidas e utilizadas à favor da pessoa e da sociedade, em que esta convive.Por intermédio de questões simples, o autor vai colocando as diferentes inteligências e quais os melhores procedimentos que o educador deve utilizar para que as desenvolva em sala de aula.De leitura agradável e rápida, a obra abre um amplo leque para todos que queira compreender e trabalhar com a inteligência humana.Dá uma visão mais nítida sobre estas manifestações da inteligência, que muitas vezes passam desapercebidas das pessoas que desejam educar e desenvolver uma criança de forma muito mais ampla.A inteligência, para o autor, precisa ser estimulada e tendo em vista que é possível desenvolver sempre mais, terá o educador, meios para ampliá-la ajudando a criança a se desenvolver plenamente.
<
Assinar:
Postagens (Atom)