domingo, 4 de dezembro de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A DIREÇÃO ESCOLAR

ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES


BIÊNIO 2012/2013


ROSANGELA  GRANDE


Água Boa - Mato Grosso. Dezembro de 2011



APRESENTAÇÃO

A escola municipal Cecília Meireles esta situada à Rua B06

Quadra B 15 Bairro: Rodoviário no município de Água Boa Mato Grosso.

Conta com um diretor (a) um (a) Coordenador Pedagógico

13 professores, 07 funcionários de apoio.

Possui matriculados no ano de 2011, 396 alunos distribuídos em dois turnos.

A instituição oferece educação infantil (ultima fase) e ensino fundamental,

(até a 2ª fase do segundo ciclo) .

Dispõe também de uma sala de Recursos Multifuncional .

A escola conta também com uma instancia colegiada: Conselho Deliberativo Escolar.



JUSTIFICATIVA


Atendendo a Lei 9394/96 e portaria 01/2011 SEMEC, no qual torna-se necessário o Candidato a Diretor Escolar elaborar e apresentar sua Proposta: proponho realizar um trabalho em conjunto, pois somos sabedores que a educação se faz numa Gestão Participativa e Democrática, integrando Escola, família e comunidade, no qual a participação efetiva da Comunidade Escolar: pais, professores, funcionários, atuando na organização e construção das competências necessárias para o exercício da cidadania dos nossos alunos.

A administração dos recursos da escola, a elaboração do Regimento Interno, revisão do PPP e o cumprimento às normativas em ações participativas é o carro chefe desse processo.

Na escola todas as funções são de suma importância, e hoje mais que nunca todos nós que fazemos parte do ato de Educar, devemos refletir sobre nossas ações e as reações causadas por elas, portanto não se pode perder de vista que a avaliação é indissociável em qualquer tipo de ação que vise provocar melhorias. Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliar Para Promover , coloca seu posicionamento quanto a avaliação na ação Educativa ao dizer que "A avaliação direciona-se para frente , não para julgar e classificar o caminho percorrido, mas para favorecer a evolução da trajetória".


DESAFIO

O desafio da E.M. Cecília Meireles é trabalhar de “fato” a proposta Interacionista onde, o sujeito é capaz de construir o seu conhecimento por meio da interação com o objeto do conhecimento e cuja grande característica consiste em explorar os processos de pensamento que possibilitam ao ser humano aprender, ser mais, ir além, fato este que só pode ser alcançado por meio da interação com pessoas, materiais, tempos e espaços; nesse processo os alunos poderão refletir sobre suas experiências de vida, ter empatia pelo outro, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa, pois, “O fundamental é que a escola habilite o estudante a operar com os instrumentos necessários à sua vida profissional, social, política e cultural, Ele precisa, portanto, adquirir algumas habilidades, como: saber ler e escrever; realizar cálculos matemáticos; identificar, analisar e compreender a organização do espaço geográfico; identificar, analisar, compreender e transformar o espaço histórico em que está inserido; conhecer os meios de produção de novos conhecimentos...” (Rodrigues), acredito que esse é o caminho para avançarmos ainda mais na qualidade do ensino ofertado nesta instituição.


PARCERIAS

. Semec;

• Polícia Militar;

• Secretaria de Saúde;

• Comunidade Escolar

• Prefeitura Municipal.

.Ministério Público


QUATRO DIMENSÕES DA FUNÇÃO DE GESTOR


1ª PEDAGÓGICA



• Integrar a Escola com a Comunidade;

• Incentivar o trabalho participativo de toda a equipe;

• Manter definido o foco da escola que é “ o aluno ”

• Incentivar a participação ativa nos eventos cívicos e sociais

• Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável;

• Promover encontros Bimestrais com os pais ;


2ª ADMINISTRATIVA

• Zelar pela segurança, conservação e manutenção do prédio escolar e seu mobiliário;

• Receber, informar, despachar documentos e encaminhar-los aos órgãos competentes;

• Planejar ações para melhorar a Estrutura física da Escola.

3ª FINANCEIRA

• Planejamento do repasse do Plano de Dinheiro Direto à Escola (PDDE), junto com os profissionais desta unidae escolar e C D CE, bem como no cumprimento do prazo nas prestações de contas;

4ª JURÍDICA

• Assegurar o cumprimento do calendário anual ;

• Zelar pelo Registro escolar e aplicação das normas do sistema de ensino;

OBJETIVOS

• Zelar pelo patrimônio público;

• Analisar as ações e resultados;

• Garantir o acesso e a permanência do educando na escola;

• Sensibilizar os profissionais quanto ao seu potencial, buscando novos projetos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino;

• Desenvolver projetos e subprojetos sugeridos pelos docentes e discentes;

• Promover meios de incentivo a participação dos pais e comunidade na Escola;

• Promover socialização e valorização dos projetos desenvolvidos.

DAS DIMENSÕES, ÀS AÇÕES A SEREM TRABALHADAS

1- PEDAGÓGICA

JUSTIFICATIVA

Sabemos que Educação se faz com participação e integração da escola, família e sociedade, que escola é patrimônio de todos, e deve ser um lugar prazeroso, com um convívio harmônico entre todos da equipe escolar e comunidade, assegurando a participação ativa nas ações de planejamento e execução das atividades curriculares. O ambiente colabora para o desenvolvimento do educando, devendo o mesmo ser atrativo e acolhedor.

Os conhecimentos adquiridos na escola devem ser para aplicá-los na melhoria do nosso dia-a-dia, causando transformação e não somente memorização. Incentivar a leitura e a pesquisa em livros, para que os alunos tenham facilidade de compreender o texto lido, “Leitura é viajar o mundo todo sem pagar passagem”( Leite, M). Não desprezando também a evolução tecnológica, pois a internet quando bem utilizada é uma ferramenta valiosíssima.

Na escola, todas as funções são de suma importância, e hoje mais que nunca todos nós que fazemos parte do ato de Educar, devemos refletir sobre nossas ações e das reações causadas por elas.

ESTRATÉGIAS

➢ Promover reuniões com exposições dos projetos realizados pelos professores envolvendo a comunidade;

➢ Realizar divulgação dos eventos e a sensibilização quanto a importância da participação dos pais nos mesmos.

➢ Desenvolver e enviar projetos a órgãos públicos e privados com objetivo de envolve-los em parcerias.

METAS

➢ Integrar a Escola com a Comunidade;

➢ Incentivar o trabalho cooperativo de toda a equipe;
➢ Manter definido o foco da escola que é o aluno ;
➢ Incentivar a participação ativa nos eventos cívicos e sociais.
➢ Buscar melhorias para tornar o espaço físico da escola mais agradável.
➢ Empenhar na busca da construção do espaço físico da biblioteca adequado bem como o enriquecimento do acervo bibliotecário.

2- ADMINISTRATIVA
JUSTIFICATIVA
O espaço físico escolar é de suma importância para uma aprendizagem prazerosa, faz-se necessário conservar e melhorar o mesmo, cobrando da unidade mantenedora as melhorias mais urgentes.

As informações repassadas à todos os interessados na comunidade escolar, contribui para que haja harmonia e compromisso com os direitos e os deveres de cada um.

ESTRATÉGIAS

➢ Por meio de reuniões, estabelecer as prioridades a serem desenvolvidas bem como através de solicitações à prefeitura, procurar manter o espaço físico em boas condições.

➢ Elaboração de relatórios e atas.

METAS

➢ Zelar pela segurança, conservação e manutenção escolar e seu mobiliário;

➢ Receber, informar, despachar os documentos aos órgãos competentes;

➢ Planejar ações para melhoria do espaço fisico. 

3- FINANCEIRO

JUSTIFICATIVA

As ações no campo financeiro devem ser planejadas no coletivo, fazendo-se necessário, destinar os recursos para as necessidades mais urgentes, de forma clara e transparente à toda comunidade escolar .

ESTRATÉGIA

➢ Reunir sempre que necessário com o CDCE e a equipe escolar para avaliar e planejar as ações do repasse do PDDE .

METAS

➢ Suprir necessidades básicas através do emprego responsável dos recursos públicos ;

➢ Planejar o uso dos repasses (PDDE) junto com a equipe escolar;

➢ Prestar contas de todos os recursos adquiridos em tempo hábil;

4- JURÍDICO
JUSTIFICATIVA

O respeito à aprendizagem dos alunos deve ser prioridade. Para tanto deve-se respeitar o calendário escolar, elaborado de acordo com a LDB; com no mínimo  200 dias letivos, zelando para que todo registro escolar esteja sempre organizado.



ESTRATÉGIA
➢ Convocar reuniões com os segmentos da escola, para a construção do Regimento Escolar e estudo do PPP.

METAS

➢ Promover estudo e ajuste no início do ano letivo do PPP e construção do Regimento Escolar;

➢ Manter os registros escolares de acordo com as normativas vigentes;

➢ Organizar e renovar os processos escolares.


  Para finalizar, a meu ver, a mola mestra, que da equilíbrio a uma Gestão é a Participação e a Democracia” pois onde há participação existe compromisso de todos, e creio que debatendo ideias e opiniões, chegaremos ao resultado final, dialogando e não impondo. Participação: uma base afetiva, onde se participa por sentir prazer na realização de coisas, numa interação com os outros, pois, fazer coisas em interação com os outros é muito mais eficiente e eficaz que fazê-las sozinho. Concordo com a poeta Sílvia Schmidt ao escrever em seu livro Ca Entre Nós: “É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil”.

domingo, 22 de maio de 2011

Educação Ambiental - PROJETO-

Sobre Educação Ambiental: Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A própria Constituição Federal 4 de 1988 e a Lei de Educação Ambiental (Lei nº 9795) incorporam esta evolução conceitual, como se vê no art. 1º da Lei 9795: Tema: A Educação Ambiental nas escolas é fundamental para formarmos cidadãos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso Planeta.

Portanto, a Educação Ambiental nas escolas, através de aulas conceituais, práticas e feiras de estudo é mais do que necessária para a formação de uma sociedade que se preocupa cada vez mais com o nosso meio ambiente, com sua preservação e conseqüentemente com o desenvolvimento sustentável do nosso Planeta.

                                                             PROJETO:

              HORTA VERTIVAL  CULTIVADAS EM MATERIAIS RECICLÁVEIS










As hortaliças são plantas que apresentam crescimento rápido e geralmente são cultivadas em pequenas áreas. Algumas famílias, cujas residências não disponibilizam de espaço suficiente para a construção de canteiros, ou que não tem residência própria podem utilizar recipientes como garrafas pet , para o seu cultivo, e também a horta sendo móvel pode ser levada para qualquer lugar.

Justificativa

. Ampliar a escala destas ações bem sucedidas, da escola para a família e também de educação ambiental para provocar uma mudança de atitude na sociedade brasileira





Objetivo do Projeto: conscientização ecológica na escola, estendendo às comunidades carentes e promovendo a segurança alimentar ao transferir alternativas para a produção de hortaliças nas residências urbanas de baixa renda.

A escola promoverá com alunos atividades , focando a importância desses alimentos para a saúde humana e como deve ser realizado o seu cultivo, conscientização ecológica na comunidade, visando contribuir para a diminuição de doenças como a dengue e a redução da poluição ambiental. Além disso, havendo a melhoria da alimentação das famílias com produção de alimentos ricos em vitaminas e minerais a baixo custo. O projeto busca alternativas para combater a fome e medidas para serem veículo de inclusão social, com enfoque ambiental para recuperação de materiais que serviam apenas para o acúmulo de lixo.